segunda-feira, setembro 18, 2006

+x+ News // 5 +x+

It’s All Right

No último fim de semana, tive contato com a campanha “Achou, Ganhou” da Coca-Cola. Comprei uma garrafa de 600ml e vi a tal iniciativa pela primeira vez (talvez eu já tenha passado despercebido). Válida de 12/09/2006 a 12/11/2006, a promoção consiste em achar uma tampinha premiada (vale uma Coca-Cola grátis) e trocá-la nos postos de venda por outra unidade do refrigerante.
É nítido que, depois de uma campanha como a "CopaLoucos" para o mundial de futebol deste ano, a Coca-Cola faz um trabalho de branding, numa sustentação do caráter promocional da marca. Penso na faca de dois gumes. Quem procurar no site da Coca-Cola os postos de troca “mais próximos de sua casa” vai encontrar uma ampla lista de opções. Uma lista, porém, que excluiu regiões como a do Triângulo Mineiro, e cidades como Ribeirão Preto, no interior paulista.
Isto mesmo, se você mora neste trecho, considerado economicamente um dos mais ricos do País, infelizmente sua tampinha premiada não poderá ser trocada com facilidade e comodismo. Outro inconveniente é que, ao encontrar um posto de troca numa localidade credenciada, dificilmente você consegue efetuá-la – como já aconteceu em outras campanhas.
É indiscutível a ação marqueteira da Coca-Cola e de todos os seus méritos, o que me deixa encabulado é o fato de a mesma desprezar tal realidade descrita acima – tenho informações de que são estratégias desenvolvidas pelos CEOs da empresa no Brasil. Acredito que o crescimento dos Pets está muito relacionado a este caso, pois em bairros, cidades ou comunidades onde a população se comunica bastante entre si – com o comportamento da Coca-Cola – a fidelidade do consumidor recai aos produtos que lhes estão mais próximos (no caso os regionais).Costumo dizer: se você pode atingir 100 pessoas numa ação de comunicação, pra quê atingir só 10? Contudo, a cada 10 segundos, 126 mil pessoas no mundo tomam um dos produtos da empresa. Seria este o motivo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Independente de promoção, uma coisa eu tenho certeza. Que nesses meus 10 anos de trabalho publicitário, o que eu mais bebí foi café e coca-cola...