segunda-feira, março 11, 2013

Meu querido roteiro


Publicado originalmente em 1982, Sonhos de Bunker Hill – John Fante (1909-1983) – conta a história de Arturo Bandini, escritor que deixa o interior dos EUA e vai para Califórnia tentar o sucesso em Hollywood. Durante a empreitada de ajudante de garçom, ele é descoberto, vai trabalhar como roteirista e tenta emplacar o roteiro de Sin City (Cidade do Pecado), aquela que seria sua obra-prima para o cinema. Os contratempos se sucedem, mas finalmente Bandini é contratado por um grande produtor, que coloca a bela Velda van der Zee para ajudar na edição do script. O roteirista enlouquece ao ler a colaboração de Velda, que preservou apenas o título. O resultado final (abaixo) é uma aula de roteiro, referência a ser seguida por quem pretende escrever roteiros comerciais ou a ser negada por aqueles que, a exemplo de Bandini, prezam criatividade ao contar uma história.

“Uma diligência roda através da planície de Wyoming perseguida por uma bando de índios. Diligência é forçada a parar. Índios apinham-se sobre ela. Dois passageiros: reverendo Ezra Drew e filha Priscilla. Chefe índio arrasta Priscilla para fora, joga-a em seu cavalo. Priscilla luta. Chefe monta, cavalga embora com ela. Índios vão atrás.

No tempo das diligências (John Ford/1933)

Aldeia indígena. Chefe chega com Priscilla, empurra-a para dentro da tenda, então entra. Chefe índio é Magua, inimigo do homem branco. Ele prende garota, apalpa-a rudemente, beijando-a enquanto ela se debate.

Pela colina vem pelotão liderado por xerife Lawson. Ele desmonta, ouve grito da garota, entra na tenda, luta com Magua, derruba-o, ajuda a garota a sair, coloca-a na sela de seu cavalo, monta e vai embora. Pelotão vai atrás.

Sin City. Pelotão chega, xerife tira Priscilla do cavalo. Pelotão traz o reverendo Drew. Priscilla corre para os braços dele. Habitantes da cidade se reúnem. Xerife Lawson leva Priscilla para o Sin City Hotel.

Naquela noite, povo da cidade se reúne no hotel. Xerife aparece com Priscilla e reverendo Drew. Povo da cidade implora a eles para que fiquem. Igreja local incendiada recentemente por índios hostis do chefe Magua. Pessoas exortam reverendo Drew a reconstituir a igreja. Ele promete a pensar no caso. Tocando banjo, reverendo Drew acompanha filha na canção I Love You, Jesus. Muitos aplausos. Segurando pandeiro, Priscilla circula entre povo da cidade, e eles jogam moedas dentro do pandeiro. Reverendo Drew sobe na varanda do hotel e profere discurso. Ele e filha prometem permanecer e reconstruir igreja de Sin City. Cidadãos se dirigem para um grande saloon. Mais uma vez reverendo Drew dedilha banjo, e Priscilla canta Lord Welcome Me. Ela passa pandeiro de novo e obtém generoso donativo.

Igreja sendo reconstruída. Povo da cidade ajuda, carregando madeira e construindo. Xerife chega a cavalo e coloca Priscilla em sua charrete. Eles saem. Em adorável bosque de pinheiros, xerife abraça Priscilla, e eles se beijam. Noite. Saloon de Sin City. Priscilla canta The Lord Is My Sheperd, enquanto clientes do saloon ouvem e admiram a adorável garota. Ela passa pandeiro. Um bêbedo do balcão a agarra, tenta beijá-la. Xerife Lawson intervém, segue-se luta. Lawson derrota intrometido. Priscilla olha xerife agradecidamente.

Na encosta com vista para a cidade, o sinistro Magua está sentado em seu cavalo, observando. Ele desmonta e chega furtivamente à janela do saloon enquanto Priscilla faz um pequeno discurso para clientes do bar. Ela quer que o povo da cidade forme um coro de igreja para que se possa cantar hinos e fazer oferendas para nova igreja. Povo da cidade concorda e aplaude. Do lado de fora da janela, o malvado Magua dá um risinho enquanto escuta.

Sucedem-se mudanças em Sin City. Nada mais de álcool no saloon da cidade. Nada mais de jogo. Sob direção de Priscilla, grupo de mulheres canta hinos edificantes. Prossegue trabalho na igreja. Chega dia em que igreja está pronta, e povo da cidade se reúne para primeiro serviço. Assistindo do alto, Magua observa os acontecimentos lá embaixo e vai embora cavalgando.

Noite. Mulheres de Sin City preparam churrasco do lado de fora da igreja. Uma dança da quadrilha em andamento, liderada por reverendo Drew e seu banjo. Priscilla rodopia com a música, seu par é o xerife. Enquanto isso, na aldeia indígena, Magua reúne suas forças. Índios com corpos pintados montam seus cavalos, e Magua os conduz.

Dança da quadrilha. Xerife leva Priscilla para a mata. Ela ergue o rosto para o beijo dele. Ele a pede em casamento. Ela aceita. De repente, o som de galope e gritos de índios. Magua e seus araphoes sedentos de sangue descem a colina. Cavalgando furiosamente, cercam a igreja e povo da cidade com gritos de gelar o sangue e galopar trovejante. Aos gritos, povo da cidade bate em retirada para dentro da igreja, enquanto índios continuam em círculo e disparam seus rifles. Xerife e Priscilla correm para segurança da igreja nova. Dando voltas sem parar, índios fecham o cerco em torno da igreja. Tiroteio. Grito dos feridos. Índios arremessam tochas no telhado da igreja. Povo da cidade monta posições de tiro nas janelas da igreja. Batalha furiosa. Mulheres recarregam rifles. Priscilla recarrega rifle de seu pai. Naquele momento ele é baleado. Priscilla atira no índio que atingiu seu pai. Então ela se vira, pega em seus braços o pai tombado e chora.

Enquanto isso, o traiçoeiro Magua desmontou e vem deslizando na direção da porta da igreja. Ele entra sem ser visto e se atira sobre Priscilla, coloca as mãos sobre sua boca e a arrasta para fora. Jogando-a sobre o lombo de seu cavalo, ele monta atrás dela e vai embora cavalgando no momento em que xerife Lawson aparece no vão da porta. Fazendo pontaria certeira, Magua dispara rifle contra xerife, e bala o atinge no ombro. Lawson vacila, mas não cai. Em vez disso, cambaleia em direção de Magua, que cavalga com Priscilla se debatendo.

Ferido, mas destemido, xerife vai às cegas até seu cavalo, monta e cavalga em perseguição. Pela colina e várzea ele seue índio em fuga e garota. Eles chegam a um riacho na colina e param. Sangrando e fraco, Lawson se aproxima a cavalo, então cai no chão. Ansiosamente, Magua desmonta com machadinha ameaçadora. Batalha feroz, homens rolando e se engalfinhando, Priscilla assistindo horrorizada. Eles caem dentro do riacho. Magua pula em cima do xerife enfraquecido, tentando afogá-lo, mas xerife se liberta.

Fraco demais para resistir por mais tempo, xerife tomba dentro da d'água. Com grito de triunfo, Magua ergue a machadinha para golpeá-lo. De repente, o estampido de um rifle quebra o silêncio. Magua cai dentro d'água. Priscilla, com rifle fumegante nas mãos, desmonta e corre para xerife. Ela o arrasta para fora do riacho. Enfraquecido, mas audaz, xerife joga braços em volta dela. Eles se levantam e se afastam cambaleantes. Magua jaz morto n'água.

De volta a Sin City, prossegue cerca à igreja. Brancos lentamente assumem controle. Lançam contra-ataque. Combate corpo a corpo. Muitos índios batem em retirada. Outros são capturados por povo da cidade. Uma dúzia de selvagens é levada para a cadeia da cidade. Priscilla e xerife Lawson surgem ao longe. Preso em volta do cavalo deles está corpo de Magua. Grande saudação do povo da cidade. Priscilla corre para os braços do pai.

Epílogo. Radiante manhã de domingo. Cantoria vinda igreja. Dentro, Priscilla lidera coro em Oh Gentle Jesus. Igreja lotada com povo da cidade escutando em reverência. Nos bancos de trás, separada dos demais, uma dúzia de índios capturados, penitentes, com cabeças abaixadas. Xerife vai para o lado de Priscilla. Ela olha para cima em adoração. Fade out.”

John Fante
Tradução: Lúcia Brito
Coleção L&PM Pocket
Ref. 317
168 páginas
ISBN 85.254.1260-0
R$ 15,00

Nenhum comentário: