quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Janelas de Nova York

Autor: Paddi MacDonnell



Assim como dizia Shakespeare, os olhos são janelas da alma. Desenhadas para nos apresentar o mundo exterior, um olhar profundo ao interior das janelas nos revela as mais secretas emoções humanas. 

Muita coisa pode ser dita a respeito das janelas. Que servem como fontes de luz, ou como cenário para quem mora na residência; que também nos permitem olhar lá dentro e a perceber de relance o mundo privado no seu interior. Além disso, janelas adotam em si mesmas o espírito de quem as construiu; elas carregam a ação do tempo na arquitetura; transmitem um sentimento de aconchego; potencializam os espaços.

Se as janelas dão o tom e a alma da residência, certamente algumas das janelas mais fascinantes no mundo estão em Nova York. Ao menos, parece ser essa a opinião do design gráfico José Guízar, morador de Nova York e que trabalha na bela série semanal de fotos ilustradas de janelas da metrópole.

Com um estilo único, Guízar ilustrou uma dezena de janelas da Grande Maçã – não é estranho imaginar quantas ficaram de fora já que ele esboça tudo antes de ilustrar. Através de uma silenciosa paleta de cores cinquentona, oriunda da era de ouro da propaganda, ele trabalha carinhosamente na criação de peças brilhantes que evocam as principais características de grandes cidades da Terra.

Pouco é abordado a respeito da parte interior das residências – deixando de lado estranhas cortinas venezianas, ou plantas selvagens na fachada. Guízan mantém o foco muito mais nas características arquitetônicas da construção, do que na personalidade do morador. Como exercício de simplificação, é um projeto incrível.

Nenhum comentário: