quinta-feira, outubro 05, 2006

+x+ News // 15 +x+


Natureza Morta

Sempre que me deparo com amigos ou conhecidos que residem em metrópoles sou obrigado a ouvir certos comentários que me consomem dias de reflexão. O principal deles, diz respeito à relação Homem-Produção-Meio Ambiente.
É muito engraçado “um garoto da capital” usar um adesivo do WWF no seu carango e esbravejar contra o desmatamento da Amazônia, por exemplo. Primeiro, porque existem vários fatores que levam uma pessoa (um grupo, organização, empresa...) a derrubar uma árvore. Segundo, porque esse motivo pode ser justamente o mesmo daquele que um dia derrubou uma árvore onde hoje está construído um prédio, em Osasco (SP), por exemplo.
Ou seja, se um amazonense (ou qualquer outro brasileiro) não pode derrubar uma árvore, não seria correto exigir que um morador dos grandes centros derrube seu prédio e plante um reflorestamento no local? A mesma complexidade que leva a tornar impensável tal comportamento numa capital, também existe para compreender a razão de se desmatar florestas.
O site Brainstorm#9 traz hoje um vídeo do Instituto Nina Rosa, que atribui ao consumo de carne, a destruição da Amazônia. Estive lá na floresta há uma semana e posso falar com todas as letras que isso é uma grande mentira. Tenho uma amiga que concluiu um doutorado no Rio Grande do Sul, este ano. Sua pesquisa trata da relação existente entre o consumo de leite animal em adultos e a ocorrência de problemas como o câncer. Quando ela me contou essa história, a primeira coisa que lhe perguntei foi: quem está bancando sua pesquisa, a “turma” da soja? Olhos arregalados e fim de conversa.Existe bastante mito em torno dos negócios do campo e como o Brasil é uma ameaça para o resto do mundo no que diz respeito à produção de mercadorias agrícolas – principalmente para a Coroa Inglesa – nos é vendido todo tipo de ideologia barata.

Nenhum comentário: