sábado, setembro 30, 2006

+x+ News // 11 +x+

Verde x gente

Enquanto eu tomava café hoje de manhã num hotel, em Goiânia (GO), ouvi a notícia sobre o acidente aéreo envolvendo o avião da Gol. Retornando de uma viagem ao interior do Pará, estava há mais de 24 hs na estrada (rodando mesmo, sem parar), com poucas “descarregadas” e, portanto, sem saber que uma tragédia havia ocorrido do outro lado do Estado que eu acabara de deixar.
Quem conhece aquela região onde o avião caiu sabe desde o primeiro minuto que a possibilidade de sobreviventes beira o milagre. Mata densa e fechada, caso alguém estiver vivo em solo, porém, é bom que não tenha se embrenhado naquele mundo verde.
Enfim, no que diz respeito a minha frustrada tentativa de postar diariamente neste blog informações sobre um trajeto de mais de 4.000 km (ida e volta) pelo Brasil, tenho alguns comentários a fazer:
1) Para que a viagem rendesse (pois se tratava de questões particulares) foram realizadas poucas paradas tanto de ida quanto de volta, mais precisamente para dormitório;
2) Em Paraíso de Tocantins (TO), quase no meio do Estado, é possível se hospedar bem e até conectar o seu laptop à linha telefônica ou pedir o do hotel emprestado. Isso se você tiver paciência com a conexão, que cai toda hora, e disposição para tal depois de 14 hs de viagem, caso contrário...;
3) Na zona rural de Dom Eliseu (PA), meu destino final, a Internet não funciona. Estou à procura de informações sobre qualquer tipo de conexão que possa funcionar bem neste local (rádio, satélite...);
4) Já em Dom Eliseu existem quatro Lan Houses. Uma delas muito boa e com a conexão rápida. No entanto, foram poucos os dias disponíveis para ir à cidade e, nos dias em que fui, por incrível que pareça, houve problema de velocidade (para os posts);
5) Nas ocasiões em que estava tudo ok com a conexão (um único, inclusive) eu tive poucas horas e uma escolha: ou acionava o MSN e falava com todo mundo que eu precisava contatar, ou gravava o programa da CyberShot no computador principal da lan (o único com drive cd) para descarregar as fotos, escrevia todas as legendas das imagens e atualizava o blog.
6) Por motivos de força maior (sentimental e financeiro) eu adotei a primeira escolha.
No final das contas, ficou uma experiência muito interessante no que se trata de comunicação, seus acessórios e utilização – bem como a oscilação existente nessa área, levando em consideração a dimensão do País. Não levei celular por acreditar ser possível fazer essa comunicação via computador (como faço diariamente). Dependendo do trecho percorrido no Centro-Oeste e no Norte do Brasil, não é.
Estarei mais vezes nesse itinerário e a minha pretensão é testar novas tecnologias, como a simples postagem por celular (num lugar inóspito), por exemplo. Uma conquista importante, acredito, será conseguir postar de dentro de um veículo em movimento – enquanto outra pessoa dirige, é claro – em lugares longínquos.
Pois, num longo percurso não é interessante ficar parando para escrever ou tirar fotos (a não ser que a viagem seja recreativa ou de turismo, o que não é o meu caso).
Amanhã (1º/10) tem eleição, mas tem também a coluna Karanguejo, da Karina Gonçalves, sendo assim vou postar minhas fotos (além desta abaixo), notícias e vídeos, a partir de segunda-feira. Inclusive, recebi muitos elogios pelo espaço da Karina, agradeço a todos que leram, colaboraram e que continuam fazendo seus comentários, ou enviando e-mails e outras mensagens.

Inté +.

Nenhum comentário: